A Equação Que Ninguém Conseguia Resolver Como Um Gênio Da Matemática Descobriu A Linguagem Da Simetria

Código: 463368 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
"
Como um gênio da matemática descobriu a linguagem da simetria.

 
Durante séculos uma equação atormentou os mais brilhantes matemáticos do mundo, que não conseguiam decifrá-la. A tarefa parecia impossível, até que dois jovens prodígios, separadamente, descobriram que ela não poderia ser resolvida pelos métodos tradicionais e revolucionaram a história da matemática. Eles eram o francês Évariste Galois (1811-32) e o norueguês Niels Henrik Abel (1802-29).
Além da genialidade, a trajetória dos dois teve outro ponto em comum: ambos morreram jovens, de maneira trágica. Abel foi condenado à morte pela pobreza, morrendo de tuberculose aos 26 anos. Não menos terrível foi a vida de Galois. Durante a noite de 29 de maio de 1832, ele revisou seus artigos matemáticos, fez algumas correções e comentários, e escreveu sua anotação mais memorável e triste: “Não tenho tempo”. Na manhã seguinte, ele seria atingido por um tiro fatal durante um duelo. “Não chore, preciso de toda a minha coragem para morrer aos 20”, foram as últimas palavras de um dos maiores visionários de todos os matemáticos - a improvável combinação de um gênio como Mozart e um romântico como Lord Byron.
Galois foi assombrosamente criativo e suas idéias mudaram a matemática de maneira profunda. O novo domínio criado por ele, a teoria de grupos - linguagem matemática que descreve a essência das simetrias e explora as propriedades -, expandiu- se muito além dos limites da matemática pura e entrou no reino das artes visuais, música, física e onde quer que simetrias possam ser encontradas. A simetria permeia objetos e conceitos que vão desde os tapetes persas às moléculas da vida; da música de Bach à escolha do parceiro ideal para se casar; da Capela Sistina à cobiçada “Teoria de tudo” e flocos de neve.

A equação que ninguém conseguia resolver é um relato fascinante e acessível do astrofísico e matemático Mario Livio sobre simetria e tenacidade do intelecto humano frente a desafios aparentemente insuperáveis."


Mario Livio é físico e matemático formado pela Universidade Hebraica de Jerusalém, é Ph.D. em astrofísica pela Universidade de Tel Aviv. Chefe da divisão científica responsável pelo telescópio espacial Hubble, coordena pesquisas em cosmologia e astrofísica. É autor de The Accelerating Universe, The Equation That Couldn't Be Solved entre outros.
ISBN 9788501076502
Autores Livio, Mario (Autor) ; Assis, Jesus De Paula (Tradutor)
Editora Record
Idioma Português
Edição 3
Ano de edição 2008
Páginas 400
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 15,50
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade