Dicionário Da República 51 Textos Críticos

Código: 508947 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.



Um volume denso e plural sobre o tema da república e do republicanismo, desde a antiguidade até as experiências republicanas mais localizadas e, particularmente, no Brasil.




No marco dos 130 anos de sua proclamação no Brasil, persiste entre nós uma espécie de “mal-estar”, como se a República fosse um projeto fadado a nunca dar certo em uma sociedade de raiz escravista, colonial e autoritária, ainda tão desigual. Os 51 verbetes deste dicionário, escritos por especialistas em filosofia, história, ciência política, antropologia, direito, sociologia e jornalismo, buscam promover um resgate crítico dos valores de uma tradição hoje muito esvaziada de sentido e desfigurada pelo esquecimento. Cobrem desde as origens (grega e romana) e diferentes matrizes do republicanismo (francesa, inglesa, italiana, haitiana e norte-americana) até seus grandes princípios (liberdade, direitos, igualdade, cidadania, bem comum) e inimigos (o despotismo, a tirania, a corrupção, o patrimonialismo). Tratam, ainda, dos numerosos movimentos republicanos no Brasil (como Canudos e Sabinada) e de suas várias Constituições — sem descurar de temas atuais que têm reinventado novas repúblicas a partir de noções de gênero, raça, globalização, religião e mundo digital. Por fim, a farta iconografia do volume, longe de ser mero suporte aos textos, mostra como se deu historicamente a manipulação de símbolos e representações visuais para enraizar, sobretudo em nosso país, uma imaginação republicana.
Sobre os autores(as)

Schwarcz, Lilia Moritz

Lilia Moritz Schwarcz possui
graduação em história pela USP,
mestrado em antropologia social
pela Unicamp e doutorado em
antropologia social pela USP.
Atualmente é professora titular do
Departamento de Antropologia
da USP, global scholar e professora
visitante em Princeton e editora da
Companhia das Letras. É autora
premiada, entre outros, de Sobre
o autoritarismo brasileiro (2019) e
Lima Barreto triste visionário (2017).

Starling, Heloisa Murgel

Heloisa Murgel Starling é professora titular-livre de História da Universidade Federal de Minas Gerais e coordenadora do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória da UGMG. Historiadora e cientista política. Publicou, entre outros livros, Brasil, uma Biografia, em coautoria com Lília Schwartz (2015) e Ser Republicano no Brasil Colônia: A História de uma Tradição Esquecida (2018). Organizou Ação e Busca da Felicidade. Hannah Arendt (2018); Vozes do Brasil: A Linguagem Política da Independência, coorganizado com Marcela Telles Elian de Lima (2021). Entre seus trabalhos mais recentes estão os livros Linguagem da Destruição: A Democracia Brasileira em Crise, em coautoria com Miguel Lago e Newton Bignotto (2022) e Independência do Brasil: As Mulheres que Estavam Lá, coorganizado com Antonia Pellegrino (2022).

Burton, Victor

Victor Burton nasceu no Rio de Janeiro em junho de 1956. Teve seu aprendizado profissional na editora Franco Maria Ricci de Milão, Itália, onde residiu de 1963 a 1980. No Brasil, desde 1980, se dedica ao design gráfico na área editorial e de produções culturais. Já realizou mais de 3000 capas de livros e 250 projetos de livros de arte. Ganhou sete vezes o prêmio Jabuti na categoria melhor capa e quatro vezes na categoria projeto editorial. Ganhou três vezes o prêmio Aloísio Magalhães de projeto gráfico, da Fundação Biblioteca Nacional. É diretor da Victor Burton Design Gráfico que atua principalmente na área editorial e de design de exposição.
ISBN 9788535932775
Autores Schwarcz, Lilia Moritz (Compilador) ; Starling, Heloisa Murgel (Compilador) ; Burton, Victor (Design)
Editora Companhia Das Letras
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2019
Páginas 504
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2026


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade