História Do Desenvolvimento Das Funções Mentais Superiores

Código: 432487 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
Nesta obra, Vigotski coloca o problema geral do desenvolvimento mental da criança no contexto das
relações entre os processos biológicos e sociais, naturais e históricos, inatos e culturais, isto é, no contexto em que, mesmo atualmente, os vários problemas permanecem não resolvidos definitivamente.
Nessa colocação sobre o problema, Vigotski não o vê como um aspecto especial no estudo do problema do desenvolvimento mental da criança, mas como objeto geral da pesquisa, o estudo das funções mentais superiores.
Pode-se dizer que os processos biológicos, naturais, inatos, verdadeiros pertencem às funções mentais inferiores e que os processos culturais, históricos, sociais pertencem aos processos mentais superiores. No estágio de pesquisa que está sendo considerado, o mais importante para Vigotski é separar, e até mesmo opor, os processos e fenômenos descritos como sendo diferentes em sua natureza, opostos
entre si. Esse tipo de formulação sobre o problema assegura que ele seja polêmico e peculiar. Às vezes, ele é abordado de modo antagônico ao desenvolvimento mental humano no seu aspecto natural, inato, biológico, verdadeiro.
Sobre os autores(as)

Vigotski, L. S.

LIEV SEMIÓNOVITCH VIGOTSKI, nasceu em Orcha (Belarus) em 17 de novembro de 1896. Permaneceu até os 15 anos de idade sendo educado dentro de casa por diversos tutores, e só veio a frequentar o ensino secundário no ano de 1911. Em 1914, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Imperial de Moscou. Entretanto, sem ao menos estudar um mês de medicina, transferiu-se para o Curso de Direito da mesma universidade e, pouco tempo depois, matriculou-se na Universidade Popular Chaniávski (Moscou), onde se dedicou aos estudos das áreas de literatura, linguagem, filosofia, história e psicologia. Em 1924, a carreira e a vida pessoal de Vigotski tomaram um rumo de grande magnitude. Após participar do 2º Congresso Russo de Psiconeurologia, em Leningrado, aceitou um convite para fazer parte do Instituto de Psicologia Experimental de Moscou. Nesse ano ainda, Vigotski se casou com Roza Smiékhova, com quem teve duas filhas. De 1924 até 1934, ano em que veio a falecer por complicações causadas pela tuberculose, Vigotski publicou mais de duzentas obras caracterizadas pelo estudo das funções psíquicas superiores e da aprendizagem e desenvolvimento humano pela perspectiva histórico-cultural.

Afeche, Solange Castro

L. S. Vigotski (1896-1934), psicólogo soviético cuja formação multidisciplinar o levou a estudar a psicologia infantil e suas aplicações pedagógicas. Seu interesse recai também sobre a psicologia da arte e sobre a epistemologia da psicologia. Entre outros livros, escreveu Psicologia pedagógica, A construção do pensamento e da linguagem e Imaginação e criatividade na infância, todos publicados por esta editora.
ISBN 9788546902187
Autores Vigotski, L. S. (Autor) ; Afeche, Solange Castro (Tradutor)
Editora Wmf - Martins Fontes
Coleção/Serie Coleção Textos De Psicologia
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2021
Páginas 522
Acabamento Brochura
Dimensões 21,00 X 14,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2026


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade