Justiça Espacial E O Direito A Cidade

Código: 372015 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
A crise social que vivemos manifesta-se, em grande parte, como crise urbana, e as resistências ganham visibilidade nos espaços públicos. Os movimentos sociais lutam por um espaço democrático em que possam se exprimir e decidir sobre o uso dos bens comuns produzidos socialmente, exigindo a abolição de suas condições de exploração e opressão. As contradições que assediam a vida urbana apontam, desse modo, para uma crise que se origina na desigualdade. Assim, essa conjuntura coloca como questões centrais a justiça espacial e o direito à cidade. Oferecendo bases para se entender essas questões, os autores aqui reunidos, todos especialistas em Geografia, Urbanismo e áreas afins, explicitam a desigualdade e as contradições que fundamentam a produção do urbano a partir da metrópole e no horizonte da construção da sociedade urbana. Resultado do diálogo entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, esta obra contribui para o debate que foca o desvendamento da urbanização contemporânea.
Sobre os autores(as)

Carlos, Ana Fani Alessandri

Ana Fani Alessandri Carlos é professora titular em Geografia do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Dentre os livros publicados, destacam-se: Espaço-tempo na metrópole (menção honrosa do prêmio Jabuti em Ciências Sociais de 2002) e a coordenação (e autora) da Coleção Metageografia: A crise urbana (2016); A cidade como negócio (2015); Justiça espacial e o direito à cidade (2016); Geografia urbana crítica: teoria e método (2018), todos publicados pela editora Contexto. Atualmente é coordenadora do Gesp – Grupo de Geografia Urbana Crítica Radial do Departamento de Geografia da USP – e do Grupo de Trabalho “Teoria Urbana Crítica” do Instituto de Estudos Avançados – IEA, USP. É bolsista CNPq nível PQ 1A.

Pádua, Rafael Faleiros De

Rafael Faleiros de Padua é professor doutor do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduou-se em Geografia pela USP, e é mestre e doutor em Geografia pela mesma instituição, com estágio de doutorado sanduíche no Institut de Hautes Études de l’Amerique Latine da Université de Paris III. É professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB e membro do Gesp. Pela Contexto foi organizador do livro "Justiça Espacial e o Direito à Cidade" e autor dos livros "Crise Urbana", "A Cidade Como Negócio" e "Geografia urbana e crítica".

Alves, Glória

Glória Alves é docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Graduou-se em Geografia pela mesma instituição, onde também obteve os títulos de mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana do Departamento de Geografia. É membro da Associação Geográfica Brasileira (AGB), do Laboratório de Geografia Urbana (Labur) do Departamento de Geografia, onde também participa do Gesp. Participa do Grupo de Estudos Urbanos (GEU) e do NAPUrb. Membro do Grupo de estudos Teoria Urbana Crítica do IEA/USP. Pela Contexto é autora dos livros "Crise Urbana", "A Geografia na Sala de Aula", "Geografia urbana crítica", "Geografias de São Paulo 2", "A Produção do Espaço Urbano" e "Urbanização e Mundialização", é organizadora do "Justiça Espacial e o Direito à Cidade".
ISBN 9788552000037
Autores Carlos, Ana Fani Alessandri (Compilador) ; Alves, Glória (Compilador) ; Padua, Rafael Faleiros De (Compilador)
Editora Contexto
Idioma Português
Edição 1
Ano de edição 2017
Páginas 192
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00

Produtos relacionados

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2026


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade