Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.
No ensaio Tiradentes, Darcy Ribeiro, renomado por seus estudos na área da Antropologia e por seus romances para o público adulto, discorre com exaltação sobre Minas Gerais, elogia alguns importantes intelectuais mineiros, tece considerações sobre os acontecimentos da Inconfidência Mineira e, principalmente, sobre a figura de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, que mesmo vencido deixou uma gloriosa memória. Em meio aos fatos e às citações históricas, o autor também se coloca de forma subjetiva: Permitam-me, aqui, um registro pessoal. Estando eu preso, uma vez, na Ilha das Cobras e na Fortaleza de Santa Cruz, rodei todas as celas que me deixaram ver, procurando adivinhar onde os subversivos mineiros tinham padecido sua prisão. Vivi aqueles meses, sempre ciente de que compartilhava com meus heróis o límpido azul do céu, a visão do mar bravio que esbate no paredão de granito, as velhas pedras dos pátios, as ásperas paredes e os hirtos portões, sempre fechados.
Sobre o autor(a)

Ribeiro, Darcy

Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, em 26 de outubro de 1922. Formou-se em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1946. Construiu uma brilhante carreira intelectual de projeção internacional, notadamente nos campos da antropologia, etnologia e educação. Além de ter sido um estudioso do modo de vida dos povos indígenas, defendeu-os arduamente.

Em 1954, organizou no Rio de Janeiro o Museu do Índio, o qual dirigiu até 1957. Também em 1954, elaborou o plano de criação do Parque Indígena do Xingu, situado ao norte do estado de Mato Grosso. Ribeiro se destacou como escritor, educador e político, além de ter sido figura presente em momentos centrais da história brasileira na segunda metade do século XX. Desempenhou papel central na fundação da Universidade de Brasília, em 1962, da qual foi o primeiro reitor. Foi ministro-chefe da Casa Civil e ministro da Educação no governo João Goulart. Foi eleito vice-governador do Rio de Janeiro em 1982. Concomitantemente ao exercício do cargo, foi secretário de Estado da Cultura e coordenador do Programa Especial de Educação, com a missão de implantar 500 Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) no estado do Rio de Janeiro. Foi senador da República entre 1991 e 1997. Tomou posse da Cadeira nº 11 da Academia Brasileira de Letras (ABL) em 15 de abril de 1993, sucedendo a Deolindo Couto. Faleceu em 17 de fevereiro de 1997, em Brasília.
ISBN 9788526022553
Autor(a) Ribeiro, Darcy (Autor)
Editora Global
Coleção/Serie Darcy Ribeiro
Idioma Português
Edição 2
Ano de edição 2016
Páginas 48
Acabamento Brochura
Dimensões 23,00 X 16,00
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

MYRE EDITORA, COMERCIALIZADORA, IMPORTADORA E DISTRIBUIDORA LTDA - CNPJ: 50.295.718/0001-20 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade